Os projetos sociais podem ser compreendidos como iniciativas de grupos específicos ou instituições que compartilham o direcionamento de esforços e planejamento, seguindo diretrizes e metodologias voltadas para a ação social. Podem ser entendidos também como uma forma de organizar ações para transformar determinada realidade social ou institucional.
Esses projetos possibilitam intervenções em diferentes territórios com distintas realidades sociais, por meio de ações articuladas às demandas da sociedade, seja pelo Estado ou pela sociedade civil organizada. São considerados uma ferramenta estratégica de gestão político-social. Os projetos sociais são criados, principalmente, por organizações vinculadas ao poder público e à sociedade civil organizada e, frequentemente, em parceria com o setor privado, envolvendo movimentos comunitários atuantes em periferias, associações de moradores e comunidades.
Como todo projeto, as ações propositivas devem partir de um diagnóstico sobre uma problemática específica, buscando contribuir e melhorar a realidade do contexto social para o qual é proposto – inclusive para o desenvolvimento social e esportivo, como no caso dos projetos organizados e realizados pela T4V.
Muitas vezes, vincular projetos sociais ao esporte, significa ir além do ensino de determinada prática esportiva. É preciso ter uma visão holística, multidisciplinar, principalmente, quando se trata de quem está na Gestão, aqui neste contexto, na gestão dos projetos sociais no Esporte.
Neste sentido, o Programa Academia & Futebol desenvolveu, em parceria com a Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT) e o Instituto Federal de Edcuação, Ciência e Tecnologia do Ceará e, apoio do Ministério do Esporte, tem como objetivos o apoio à produção e à difusão de conhecimentos, ofertando cursos de formação na área do futebol e modalidades derivadas, como futsal, beach soccer e outras. Foram ofertados cursos de curta duração para todo o Brasil, na modalidade a distância, totalmente gratuitos, focados na técnica, na gestão e no direito do futebol e derivações (fonte: https://academiaefutebol.ifce.edu.br/). Entre os cursos oferecidos está o que dá nome ao livro Gestão de Projetos Sociais de Futebol e Futsal, de autoria de Rafael Presotto e Luis Vanucci, Gestor de Esporte na T4V.
“Os alunos são estimulados a resolver conflitos, cuidar do espaço social em que interagem, melhorar o convívio com as pessoas e desenvolver de forma mais autônoma o papel de liderança dentro das comunidades.” (leia a obra completa).
A estruturação, desenvolvimento e execução de projetos sociais voltados ao esporte trazem diversos desafios, especialmente em sua concepção estratégica. No livro Gestão de Projetos Sociais de Futebol e Futsal, o autor, Luis Vanucci, aborda na Unidade 3, Tópicos 1 e 2, conceitos fundamentais para a Gestão do Esporte aplicada a projetos sociais, destacando a importância de alinhá-los aos critérios da Lei de Incentivo ao Esporte. Um dos grandes desafios identificados está no diagnóstico do problema social, que serve como base para definir o posicionamento estratégico do projeto.
Embora os gestores esportivos tenham se especializado na elaboração de projetos mais assertivos, ainda há oportunidades para aprimorar o entendimento do contexto social que será impactado pelas ações propostas. Nesse cenário, a T4V se diferencia ao adotar uma abordagem centrada no ser humano, utilizando ferramentas de Design Thinking para aprofundar o entendimento das problemáticas sociais e propor soluções que gerem maior impacto (saiba mais).
A experiência de Luis Vanucci na elaboração de projetos esportivos incentivados pela Lei de Incentivo ao Esporte (saiba mais) permite que os projetos sociais desenvolvidos pela T4V atendam rigorosamente aos parâmetros legais. Além disso, esses projetos promovem a integração de diferentes stakeholders, unindo comunidade, setor corporativo, instituições e ONGs em torno de um objetivo social comum, criando sinergias que potencializam os resultados das iniciativas.
Comments